domingo, 22 de novembro de 2009

Exercícios 3 e 4

Peço desculpas porque, por falta de tempo, não pude me dedicar ao exercício 3. Estou vivendo uma fase de decisões na vida profissional. Junto com uma amiga, estou montando um site de notícias. Hoje trabalho num jornal impresso. Na última semana conversei com o meu chefe que logo logo seremos concorrentes. Ele me disse que “uma coisa irá colidir com a outra”. Meu futuro no trabalho atual é incerto ainda, mas não deixarei de lado meu sonho 2.0.
Também estamos ajustando o site para que ele seja não só um veículo de comunicação de uma cidade do interior paulista, mas sim um canal completo, inclusive com notícias do Brasil e do mundo. Optamos por alimentar nosso site com informações fornecidas pelo UOL.
Porém, pelo que entendi, o pessoal da agência que está fazendo o site afirmou que o UOL disponibiliza o RSS com um determinado formato. Dessa forma, não poderíamos usá-lo. Agora está sendo determinada uma nova maneira de se atualizar nosso site com credibilidade.
Essa é a experiência que compartilho com vocês.


Buscas na Web


Confesso que nem conhecia alguns dos sites que o exercício pediu para analisar. É tão automático fazer buscas no Google. Já tinha procurado dados no Radar UOL. Já o Yahoo achei que só disponibilizava e-mail gratuito (depois que descobri que ele era o Cadê).
E, eu achei mais interessante ainda que cada um dos buscadores aponta uma lista diferente (pelo menos os primeiros nomes). Os sites www.clusty.com e www.deepdyve.com são estrangeiros.
Preferido pela grande maioria dos internautas, o Google traz uma relação mais diversificada perto dos demais. Muitos deles mostram blogs e o site www.observatoriodaimprensa.com.br com destaque. Também ficam em evidência sites de notícias ou de agências de notícias.

Um comentário:

  1. Oi Fabiana,
    Desculpe a demora em visitar o teu blog, mas é que eu segui a lista de inscrições dos endereços no site do KC. Como são quase 50 blogs, para comentar é necessario um cuidado maior na leitura, o que toma tempo.
    Mas problemas a parte, desejo todo o sucesso possivel no projeto que vocês estão desenvolvendo. só te recomendaria prestar um pouco de atenção no fator financeiro, porque o retorno da Web é bem mais demorado do que na midia convencional. Você precisa ter um jeito de se sustentar enquanto o retorno não vem.
    Os dois exercícios que você fez estrão OK, principalmente o da Web 2.0 . Agora você precisa recuperar o tempo perdido fazendo os exercicios dos modulos 3 e 4 dentro dos prazos para receber a nota que garante o certificado.
    Um abraço e qualquer duvida nos consulte.
    Castilho

    ResponderExcluir