domingo, 15 de novembro de 2009

A eletricidade passou a ser aplicada no século XIX, entre as décadas de 1830 e 1870. Como decorrência surgiram o telégrafo e o telefone. Com isso as informações passaram a ser transmitidas com a mesma velocidade da corrente elétrica.
Há aproximadamente cem anos iniciou-se o uso de ondas eletromagnéticas nas comunicações. Primeiramente, no telégrafo sem fio, logo após no rádio e, a partir da década de 1950, na televisão.


A Internet preencheu a antiga aspiração da era do telefone, ao democratizar ainda mais a mídia. Através dela se tornou possível alcançar todos simultaneamente e fazer com que todos pudessem produzir suas próprias informações e divulgá-las.

A facilidade de atualização e o espaço praticamente sem limites fazem da Internet o meio de comunicação mais rápido e mais completo, já que pode explorar texto, som e imagem.

Não há fronteiras para quem utiliza a Internet. A rede de computadores conecta todos a todo tempo e em todo lugar. A Internet possibilita a circulação de mensagens independente de territórios geográficos, de tempo, das diferenças culturais e de interesses, sejam eles econômicos, culturais e políticos, globais, nacionais ou locais.

E, mais do que uma ferramenta global de comunicação, a Internet é um dos principais destaques da evolução tecnológica. A princípio, a Web 1.0 (chamada assim para se diferenciar da fase posterior e atual) era suficiente para que as empresas crescessem. Porém, com o passar do tempo, percebeu-se que, além de utilizá-la para troca de dados, as pessoas gostariam de interagir com o mundo virtual.
Acompanhando a democratização do acesso aos recursos computacionais e o aumento do acesso a banda larga, e a convergência das mídias foram condições propícias para o surgimento da Web 2.0.

Hoje em dia, qualquer cidadão pode criar o seu blog pessoal e postar na Internet o que bem entender. O caso de uma aluna ridicularizada na faculdade por causa de sua roupa e colocado no YouTube e o vídeo é visto em todo o Brasil. Há casos em que emissoras de TV, rádios e jornais acabam sendo pautados e fazem reportagens sobre os assuntos de maior repercussão.

MSN, Orkut, Facebook... São inúmeras as formas que as pessoas encontram de interagir entre si. Muitos sites têm aberto espaço para que haja colaboração do cidadão, inclusive.

Algumas das características da Web 2.0 são: dinamismo; objetividade; facilidade de acesso, uso e aprendizado; sistemas e softwares abertos; interatividade; descentralização e disseminação. Já a Web 1.0 (a anterior) é: estática; sistemas fechados; canal de comunicação de mão única.

São exemplos de sites que utilizam com sucesso os conceitos Web 2.0: Twitter (twitter.com), Wikipédia (pt.wikipedia.org), Flickr (www.flickr.com); YouTube (www.youtube.com), entre outros.

Por todas as suas qualidades, a Web 2.0 é capaz de dar poder ao usuário, que passou a ser a peça-chave na geração de conteúdo. Cada um muda de papel, ou seja, de um simples consumidor para agente construtor de dados.

Dessa forma é possível constatar que o cidadão 2.0 se sente mais participante na sociedade onde está inserido.

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